JUNHO X FESTAS JUNINAS

Com o inicio do mês de Junho,nos aproximamos do período das festas juninas e do inverno no País.

Curiosidade sobre o “casamento” junino:
No passado, as festas de casamento das pessoas do campo costumavam ser realizadas na noite de São João, para que o santo abençoasse a união. A noiva, o noivo, os pais e os convidados se reuniam ao redor de uma fogueira, para comemorar o casamento e cantavam música popular e comiam comidas típicas.
Essas pessoas eram chamadas de caipiras, que eram pessoas que viviam no campo, na roça. Por isso, hoje em dia nós chamamos essa parte da festa de casamento caipira.
O casamento caipira deixou de ser uma união verdadeira, mas passou a ser uma encenação. É como se fosse uma peça de teatro que retrata o casamento de dois caipiras, sendo que geralmente o pai da noiva é aquele tipo bem rude que força o noivo ao casamento. As pessoas se divertem muito, pois a encenação é muito engraçada e as roupas e o cenário – todo enfeitado com bandeiras coloridas e flores – também ajudam a criar um clima de diversão.Tradicionalmente, as Festas Juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João. Esses são os três santos populares lembrados no mês de junho.

 

Deixe uma resposta