Assessora, Cerimonialista ou Celebrante? É comum as pessoas acharem que tudo é a mesma coisa. Na verdade trabalham simultaneamente, mas NÃO são iguais. Cada um presta um serviço diferente. Vejamos as diferenças:
Assessoria: Existem vários tipos de assessoria. Este tipo de serviço é ideal para quem não quer nenhuma preocupação com relação ao evento. A assessoria total é aquela onde o serviço inclui todas as responsabilidades, desde o planejamento, organização, execução, contratação e verificação dos profissionais e atividades inseridas no grande dia. Ela pode ser responsável também pela confirmação de presença dos convidados, contratação de profissionais de acordo com a necessidade e solução de pequenos incidentes que por ventura venham a ocorrer antes ou no próprio dia. A assessoria parcial ou dia, é uma contratação personalizada apenas para o dia do evento, abrangendo todo o protocolo.
Cerimonialista: É o profissional que trabalha nos bastidores, montando o roteiro da cerimônia. É especializado no ramo e pode atuar entre a assessoria total ou parcial, organizando e planejando o cronograma, roteiro do casamento, desenvolvimento, assim como direcionando o cerimonial em todos os momentos, inclusive na festa. O Cerimonialista, de acordo com o contrato, deve visitar os locais do evento, ensaios e reuniões. É seu papel também escolher as músicas para cada tipo de evento, dar sugestões de músicos, informar e tirar dúvidas sobre etiqueta e protocolo. Em alguns casos, algumas assessoras realizam esse serviço também.
Celebrante: É o profissional que conduz a cerimônia de forma linear de acordo com o cronograma pré-definido. Ele se apresenta com voz marcante e presente durante todo o evento, porém neutro durante sua aparição dando destaque somente aos noivos durante a festa. Este profissional geralmente não participa da organização e planejamento, mas deverá receber a programação e o roteiro com antecedência para executar com perfeição todo o serviço contratado no dia do evento. É a pessoa que conduz a cerimônia do casamento, podendo ser um sacerdote, um pastor, ou um profissional de casamentos sem vínculo religioso algum. Ele deve estar apto e possuir um grande conhecimento para exercer a função. Um diferencial deste profissional é a personalização dos casamentos. As diferenças religiosas, sociais e culturais são sempre levadas em consideração e uma entrevista prévia com os noivos é muito importante para determinar se é o que realmente idealizam.
Pessoal, no que diz respeito à Assessoria, o diferencial é que desde a contratação do espaço até o dia da cerimônia, recebemos orientação minuciosa sobre todos os tópicos relacionados ao evento, sem qualquer custo! É uma gentileza oferecida pela Débora e Nice. E, ao contratar a assessoria do dia, continuam cuidando de todos os detalhes e protocolos, dispensando toda a atenção e carinho para a realização da festa perfeita. Vale a pena!!!