CASAMENTO ECONÔMICO

Hoje em dia, a prioridade de um casal é fazer o casamento dos sonhos se tornar realidade, mas além de tudo, econômico.

Muitos casais estão deixando de lado a realização desse sonho com medo de atrair mais dívidas, já que possuem despesas de montagem da casa (nem sempre própria), lua de mel e inicio de um pé de meia na vida a dois. 

Por isso seguem algumas dicas básicas para você realizar um casamento econômico. Uma bonita festa não significa que deve ser dispendiosa. Programe-se, organize-se e, ainda,  pense na contratação de um profissional capacitado e honesto e a sua festa será um sucesso.

1 – PLANILHAS DE CUSTOS – O primeiro item da sua lista de preparativos deverá ser uma planilha de custos que inclua tudo o que você deseja ter na sua festa, contabilizando sempre um valor maior, deixando sempre os itens de menor importância para o final ou até mesmo excluído da lista. A prioridade para um casamento econômico é que ele aconteça sem dívidas e com a realidade do seu bolso.

2 – CONTRATE UMA ASSESSORA –  A contratação de uma assessora antes de organizar o seu evento parece artigo de luxo, mas não é. Com o auxilio e experiência dessa profissional você deixará de ter prejuízos ao contratar qualquer  serviço sem antes saber sua real necessidade. Um exemplo tipico é quando um casal contrata uma empresa de bartender ou decoração, sem antes mesmo ter definido o local do evento para saber se o serviço poderá ser executado naquele orçamento contratado, já que os “pacotes promocionais” têm suas restrições, é claro. A assessora tem que ser seus olhos, tem que trabalhar com seu bolso como se fosse o dela. Faça um cronograma conjunto de tudo que você deseja antes, durante e depois do evento,

3 – LISTA DE CONVIDADOS– Parece um item que é usado para o final do evento, mas pelo contrario, é o primeiro que deve ser feito, porque sem saber quantos convidados você deseja ter na sua festa você não consegue contratar o local do evento e o buffet. Os espaços são determinados por capacidade, então não adianta você locar um espaço para até 100 pessoas e convidar 300, ou até mesmo ao contrário, nesse caso  seu sonho pode se transformar em pesadelo. Importante saber se o local locado possui alvará do corpo de bombeiros. Hoje em dia os eventos são minimalistas (quanto menos pessoas melhor, além de ser melhor aproveitado, mais econômico, mais aconchegante e elegante), por isso, tente priorizar a sua lista de convidados, convide somente as pessoas próximas de você, convide por afinidade e não por obrigação, deixe para agradar o primo de terceiro grau com seus filhos e netos que você nunca vê numa outra oportunidade. O famoso Sr. e Sra. escrito no convite ainda está em alta, convide quem lhe agrade.

4- DEFINIR  LOCAL  E  DATA Antes de qualquer tipo de contratação, e com sua lista de convidados em mãos defina o local onde será sua festa, se a cerimônia será no mesmo local = cerimônia + festa; se for numa Igreja é muito importante que as datas sejam fechadas simultaneamente, para não correr o risco de incompatibilidade de datas. Procure uma Igreja nas proximidades onde será a festa, facilitando assim a vida dos convidados e ter um melhor aproveitamento na festa. Atualmente um salão simples e confortável pode ser decorado com o seu gosto e seu bolso, o importante é sempre prevalecer as necessidades do evento, um convidado não pode passar frio, calor, ficar em pé ou desconfortável no salão. Na maioria das vezes o ideal fazer a reserva com 1 ano de antecedência, assim vai se amortizando os custos. Tendo a data do evento, local da cerimônia e local da festa contratados, você pode dar andamento ao seu evento junto a outros profissionais.

5 – VESTIDO DE NOIVA – Parece um item barato, mas não é. As opções do mercado hoje são boas, porque o 2ª e 3ª aluguel estão sendo mais requisitados do que um novo sob medida, mas mesmo assim é um item que precisa ter um investimento grande, por isso a antecedência para parcelar é melhor, em alguns caso uma pechincha de um usado à vista acaba sendo bom negócio também, mas o vestido tem que bater com seu coração, não importa se ele vem um brechó ou de um atelier, o seu corpo precisa se encaixar nele, como um amor a primeira vista.

6 – BUFFET – DECORAÇÃO – DJ OU BANDA – Um trio que é o coração do evento. Podemos dizer que eles são os  fornecedores que mais aparecem, não tão mais importante que os outros,  mas serão os que darão vida a festa. Por isso é importante escolher com  bastante cautela, paciência e pesquisa. As indicações são importantes, mas as visitas presenciais a cada fornecedor é fundamental na escolha, degustações, atendimentos, contatos com clientes atuais. A demanda de profissionais da área é grande, o preço tem que ser justo, na maioria das vezes eles realizam o evento no espaço que vocês determinam ou são indicados pelo próprio espaço do evento. Importante sempre fechar o contrato satisfeito com o produto que está sendo oferecido e não porque é o mais em conta.  Lembre- se, o barato sai caro. O seu casamento tem que ser econômico e não um fiasco.

7 – CONVITES – Foi-se a época que se pagava caro pelo fornecimento de convites. Hoje em dia é muito comum um casal fabricar e montar seu próprio convite personalizado, importante lembrar de fazer os cards de mini convites individuais, determinando assim o número de pessoas que o convidado poderá levar. A quantidade é fazer o numero da lista e o convite fazer por número de famílias a serem convidadas. Site dos noivos, lista de presentes e informações do evento têm que estar mencionados no convite da base. O mais importante – colocar sempre 30 minutos de antecedência ao horário exato da entrada da noiva, o ‘atraso’ da noiva não pode ultrapassar esse tempo. Além de atrapalhar o cronograma geral do evento, vai irritar o convidado com um atraso maior do que manda a tradição. Não é legal.

8 – FOTO E VIDEO – Um serviço fundamental para a sua festa. Eles irão captar todas as imagens do seu sonho, que ficarão eternizadas nos álbuns e vídeos. Por isso, a prudência em escolher uma empresa idônea e com garantia de entrega do material é importante, normalmente é o único fornecedor que ainda recebe pagamento depois do evento, porque a entrega do material é feita posteriormente. Pacotes básicos de foto, vídeo, retrospectiva, ensaio fotográfico são essenciais na contratação. A escolha e obtenção do material físico depois de alguns meses pós evento ajuda na economia em alguns casos, mas os valores precisam ser pré-determinados antes.

9 – TRAJE DO NOIVOS E ALIANÇAS – o traje do noivo em alguns casos acaba saindo de cortesia na indicação de padrinhos a uma loja especializada. Pode ser feita 2 meses antes do evento, mas é importante sempre provar antes e no dia da retirada para ver se todos os ajustes foram feitos corretamente. As alianças podem ser as mesmas que foram usadas no noivado, podem ser polidas na semana do evento e guardadas numa caixinha com a supervisão da assessora.

10 – DIA DA NOIVA- Muito importante é encontrar um local perto da cerimônia e que seja tranqüilo para a noiva. Apesar de estar na moda, o dia da noiva junto com todas as madrinhas no mesmo local pode ser tornar um pesadelo, é preciso se certificar que o espaço tem condição para atender ao mesmo tempo o grupo do casamento e clientes do dia. 90% dos atrasos das cerimônias vem do salão de beleza onde a noiva estava passando o dia. Alguns profissionais prometem custo menor e  pontualidade da noiva ou o grupo, mas na prática não é o que acontece. O ideal e mais barato é a noiva ir ao salão que esta acostumada finalizar a unha, maquiagem e cabelo no dia e o  restante dos tratamentos na véspera ou na semana que antecede. Se arrumar no mesmo local onde será  realizado do evento pode ser tornar um pesadelo para a noiva, pois ela irá se preocupar com os preparativos do evento e não ficará tranqüila para relaxar no dia.

Falamos de mimos, como bartender, cabine de fotos, show de cover, bem casado, chinelos, kit balada, lembrancinhas diversas em geral para agradar ainda mais o seu convidado como itens de ultimas contratações, quando realmente tudo anteriormente já foi contratado e o principal já foi pago. Não faça dividas nunca, faça sempre o que seu bolso permitir, sempre com a qualidade e paciência dos profissionais que você for conhecer, as indicações sempre são as melhores pedidas, mas feche contratos sempre  após ir conhecer pessoalmente, pois sugestões são pessoais, as vezes o que foi bom para alguém pode não ser bom para você naquele momento.Pesquise, visite, deguste, entre nas redes sociais, se torne um amigo do profissional que irá realizar seu sonho, a caminhada deverá ser junta do inicio da contratação até o grande dia.

Um casamento pode ser econômico e simples, mas tem que ser um sucesso!!!

Conte conosco para mais informações e dicas.

 Resultado de imagem para facebook     Resultado de imagem para instagram   Resultado de imagem para twitter   Resultado de imagem para whats app

 

TELEFONES:  11- 3858.4258/ 3858.03.56 – 98955.5151

Praça Delegado Amoroso Neto, 21- Casa Verde- SP( próximo ponte do limão)

www.torreazul.com.br /  contato@torreazul.com.br 

 

 

 

         

Deixe uma resposta